Por que escrevo em um blog que ninguém lê

Eu li isso há muito tempo. Acho que era um texto do carioca Alex Castro.

Um jovem aspirante a escritor procurou um romancista bem-sucedido de sua região e entregou-lhe um maço de folhas. “Isto é meu. Gostaria que o senhor lesse e me desse uma opinião sincera. Eu posso ser um grande escritor? Eu tenho talento?”.

Depois de alguns dias, o jovem voltou para ter sua resposta. “Então, o senhor leu o texto?”. O homem confirmou com a cabeça. “E aí? É bom? Eu tenho talento? Tenho chance de ser um grande escritor?”.

O senhor respondeu: “É bom, sim; você tem talento. Mas isso não me diz nada sobre suas chances de se tornar um grande escritor. Todo mundo escreve um bom texto de vez em quando. O que eu preciso saber para dizer se você tem potencial para se tornar um grande escritor é o seguinte: quão disposto você está a escrever todos os dias, sem exceção? Quão disposto você está a escrever todos os dias, mesmo doente, mesmo em férias, mesmo sem ganhar dinheiro, mesmo sem ganhar nada? Quão disposto você está a escrever, todos os dias, mesmo sem ninguém ler?

18.12.02. Por que escrevo em um blog que ninguém lê

Ops!

Este texto é exclusivo para assinantes.

Com apenas um trocado por mês, você tem acesso irrestrito ao nosso conteúdo mais inteligente, ácido e polêmico.

E o mais importante: você apoia o blog.

12 comentários em “Por que escrevo em um blog que ninguém lê

Adicione o seu

  1. Digo-lhe que sentia muito do mesmo, sobre a perca de tempo de ninguém ler meus textos, ou de poucos lerem e opinarem. Mas percebi que o faço por mim mesma, como meio de expressar coisas que nem mesmo eu conseguiria expressar em palavras, ou que talvez não seria tão “polite” em conversas. Ótimo texto! E sobre da sua vergonha em elogiar, eu sempre faço isso de elogiar quando posso, mesmo que eu fique com vergonha no final kkk

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que texto importante para que escreve! Muitas vezes escrevo para deixar vazar a lava que está incandescente em mim. Às vezes, escrevo à toa, porque é bom escrever por escrever. Se alguém vai ler, o destino dirá. O seu texto é muito interessante e dá “gás” a quem escreve (como eu). E vamos elogiar, que é bom e todos merecem.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Escrever é um despir-se, é um profundo exibir-se, mais do que corpo, é alma, é tudo que sentimos e não sentimos…
    Gosto do papel e caneta, a grafia não mais ajuda…
    Pouco compartilho o que escrevo, tenho ousado mais, um pouco mais… Divido com poucos,compartilho em segredo, é quase uma confissão, é uma confissão do meu mais intimo ver, existir, sentir… Dizem que sexo é intimidade, discordo, intimidade é compartilhar o sentir.
    Corajoso quem compartilha o que escreve, cria, produz, ainda estou me fazendo…
    Em contato com tua ousadia.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Escrever é algo que está dentro de nós, a vontade de contar histórias, inventadas ou não, ensinar ou simplesmente divertir ou distrair. Saber que alguém leu o que escrevemos é bom, alguém gostar e manifestar-se, é um privilégio indescritível. Escrever, sem que nos leiam, é como falar ao vento, mas ele, além de bom ouvinte, leva a nossa voz mais longe.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olha, entre a canção de Legião Urbana e a de Raul, estou pela do último. Entre os artistas em si, estou por Raul também. Entre os títulos “Tempo Perdico” e “Check Up”, também prefiro o último. Mas o blog é seu, então… Escolha sua, claro.

    Eu também passo muitos de meus dias apenas a ler (principalmente) e escrever (pouco). E também entre meus cachorros, minha esposa (!) e, ultimamente, o “zap-zap”. Não acho que seja perda de tempo, especialmente para você, que pensa em seguir com essa prática. Aproveite que está novo! Quando tiver minha idade, se continuar escrevendo bem e lendo muito, haverá de ser um bom cronista.

    Mas tudo isto é perfumaria. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Se lhe apraz escrever, não vejo no mundo razão suficiente para que se abstenha de fazê-lo!

    Curtido por 1 pessoa

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑