Toda a sua vida o trouxe até aqui

Eu estava no terceiro colegial, conversando com um amigo sobre o vestibular que faríamos dali a poucos dias. Ele perguntou como eu me sentia em relação ao teste que se aproximava. Eu respondi: “Eu acho que estou pronto… Eu estudo há pelo menos 11 anos para isso… Este é o momento da glória”.

Parecia que eu tinha esperado por aquele momento durante toda a minha vida.

Eu não passei nesse vestibular, então acho que eu não estava tão preparado quanto pensei. Também sei que o ensino fundamental não serve para nos preparar para o vestibular, nem o ensino médio deveria, apesar de na prática ser o que acontece. E é claro que nossa vida não se resume às obrigações escolares e acontece muita coisa nos dezessete anos entre o nascimento e o (primeiro) vestibular.

Só que, mesmo assim, parece que naquela hora toda a minha vida se resumia àquele momento.

***

Toda a sua vida, cada mínimo incidente, trouxe você até aqui. Você é resultado de todos os seus fracassos e sucessos, todos os reveses e fortunas. Este momento, aqui, agora, é o resultado de toda a sua vida já vivida e vai determinar tudo que você ainda viverá. Toda a sua vida o trouxe até aqui.

Por isso, isto é tudo que você tem. O aqui e o agora. Tudo que passou, passou; tudo que vier, virá. A única coisa que realmente existe é este presente que continuamente transforma o futuro em passado.

***

Eu gosto de pensar que toda a minha vida me trouxe até aqui porque isso dá ao presente o valor que ele merece. O passado de cada um de nós é recheado de coisas ruins e boas: erros e acertos, vergonhas e orgulhos, prazeres e dissabores. Podemos gostar dele ou não, ou mais comumente gostar de algumas coisas e não de outras. Mas, independente do nosso gosto, a verdade é que todos esses momentos do passado nos trouxeram até aqui. Para o bem e para o mal.

Esse é o valor do presente: ele é um resumo de tudo que você viveu, todas as escolhas e imposições. Se você está aqui agora, do jeito que está, você deve isso a toda a sua vida, por inteiro, não a um ou outro momento.

Essa é outra importância desse pensamento. Costumamos dar muita relevância a acontecimentos salientes, mas a verdade é que a vida é feita na cozinha. Os hábitos, os sistemas, a rotina contam mais do que os grandes incidentes.

Gosto deste pensamento também para lembrar que a vida é cheia de má sorte, mas que isso não é razão para estresse. Toda a minha má sorte me trouxe até aqui.

Todo o meu sofrimento me trouxe até aqui.

Toda a minha luta me trouxe até aqui.

Este é o momento. Esta é a síntese de todo o meu passado que vai definir todo o meu futuro. A única hora é agora.

Toda a minha vida se resume a este momento.

Toda a minha vida me trouxe até aqui.

18.12.20. Toda a sua vida lhe trouxe até aqui
Entrada do edifício em Sonnenstraße 15, Munique, Alemanha. Foto de Martin Falbisoner.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑