88 outras verdades que aprendi sobre a vida

O Raptitude, de David Cain, é um dos meus blogs preferidos. Seu slogan é “Getting better at being human”, o que de certa forma é o que desejo a mim, ao escrever meu próprio blog, e a meus leitores, ao lerem-no.

O texto a seguir é uma tradução autorizada de 88 More Truths I’ve Learned About Life, de David Cain. Tradução por Nícolas Teixeira Cabral.

Esta é a segunda tradução do Raptitude neste blog. A primeira está aqui.

1. Crescer significa fazer coisas que neste momento são difíceis. Não há outro caminho.

2. Os jornais não mostram o mundo como ele é. Eles mostram qualquer coisa que fará você continuar vendo jornais.

3. Utensílios e ferramentas de metal custam mais caro, mas duram pelo menos vinte vezes mais do que os de plástico.

4. Bons ouvintes são raros. Quando achar um, mantenha-o em sua vida. E retribua.

5. Ninguém o vê como você se vê, o que é provavelmente um alívio.

6. Geralmente ninguém quer fazer decisões pelo grupo. Todos gostam da pessoa que se dispõe a propor um horário ou lugar.

7. Toda geração acha que tanto a geração que veio antes como a que veio depois dela são as piores.

8. Por alguma razão, no mundo inteiro seres humanos estão dispostos a gastar enormes quantias de tempo e dinheiro em álcool.

9. Praticamente todas as fotos casuais ficariam melhores simplesmente por aproximar mais a câmera. Você não precisa pegar as pessoas de corpo inteiro.

10. Você não conhece realmente uma pessoa até você saber qual é a sua maior batalha.

11. Até não muito tempo atrás, era bem difícil para pessoas normais conseguir chá, açúcar e temperos. Mas eles continuam tão deliciosos quanto antes. Aproveite!

12. Se você passasse uma semana anotando como você realmente gasta suas horas acordado, você provavelmente ficaria chocado.

13. Manter amizades dá trabalho, e é possível que a outra pessoa esteja fazendo todo o esforço.

14. Um jeito de adicionar horas à sua semana e meses à sua vida é colocando o celular a uma distância de mais de um braço.

15. Para progredir em algo, muitas vezes você só precisa persistir um pouco além do que está acostumado. Mesmo que apenas por cinco ou dez minutos.

16. Você pode se aposentar uma ou duas décadas mais cedo se entender juros compostos e o valor a longo prazo de suas compras.

17. É quase impossível convencer alguém de algo depois que eles veem você como alguém “do outro time”.

18. [O autor removeu este item: “This one needs more research”.]

19. Muitas vezes nos convencemos de que temos menos liberdade do que realmente temos para que não sejamos os responsáveis por fazer a coisa certa.

20. Ouvir blues realmente ajuda quando você está melancólico.

[N. T. “Blues”, em inglês, pode ser usado para se referir a tristeza e melancolia, além do estilo musical e da cor.]

21. Eu falei isto da última vez, mas vou recordar: vale a pena tentar de novo comidas das quais você não gostou na primeira vez.

22. Todos nós temos vieses inconscientes, inclusive alguns terríveis sobre raça, classe e gênero. Não acredite em alguém que diz que não tem nenhum.

23. Todos estamos pensando e ruminando praticamente o dia todo, e essa é a razão pela qual estamos constantemente buscando atividades que nos livrem disso, como música, TV, bebida, sexo e esportes.

24. Talvez o amor romântico seja uma invenção bem recente, então não se sinta inadequado se sua experiência não seguir a receita.

25. Quando você para de fumar você percebe imediatamente quão malcheiroso você ficou todos aqueles anos.

26. A meditação diária pode de repente tornar óbvias as soluções para muitos de seus problemas.

27. “Zona de conforto” é um termo chato, mas com certeza útil. É o único local onde você pode achar soluções para o seus problemas mais antigos.

28. Tudo tem mais detalhes para serem vistos, caso você tire tempo para olhar mais de perto. Especialmente plantas.

29. A principal razão pela qual discutimos na internet é porque é prazeroso; mas nós gostamos de imaginar que é de alguma forma nobre ou útil.

30. “Aja como quer se sentir” realmente funciona muitas vezes.

31. Ninguém se arrepende de se tornar uma pessoa ativa e em forma.

32. Nossas crenças sobre certo e errado vêm principalmente de intuição e “sexto sentido”, não lógica.

33. Nós evoluímos para passar dias sem comida. Pular uma refeição não deveria ser grande coisa, mas se você pular o almoço as pessoas vão achar que você tem um distúrbio alimentar.

34. New York City é um lugar bem agradável. Não morra sem visitar, se possível.

35. Praticamente todos os álbuns duplos teriam sido melhores como álbuns simples. Exceto talvez The Wall.

36. Os efeitos da propaganda podem durar para sempre. Depois de duzentos anos, muita gente ainda acha que Maria Antonieta disse “que eles comam brioche”.

[N. do T. Trata-se do mito de que a rainha da França respondeu isso ao ser dita que os pobres “não tinham pão para comer”. “Propaganda” em inglês não tem exatamente o mesmo significado que a mesma palavra em português. “Advertisement”, sim, seria traduzido para “propaganda”, no sentido dos anúncios publicitários. “Propaganda”, em inglês, geralmente se refere à transmissão de informação em massa com vieses ideológicos, com o objetivo de comover pessoas a alguma causa, e.g. propaganda nazista.]

37. É muito libertador, depois de anos tentando parecer esperto, começar a admitir à vontade quando você está errado e quando você não faz ideia do que está falando.

38. Toda casa deveria ter um pé de babosa (aloe vera). Não espere até você se queimar para conseguir uma.

39. Todos vamos morrer, e isso é definitivamente uma coisa boa. Não seria terrível se tudo isto não tivesse fim? Além disso, o mundo também ficaria muito cheio.

40. John Waters tinha alguma razão quando disse “se você for para casa com alguém, e essa pessoa não tiver livros, não transe com ela”.

41. Votar é apenas um dos vários meios disponíveis para decidir o futuro da sociedade, e é um meio com pouca eficiência.

42. A capacidade de fazer boa arte depende bastante da disposição em fazer muita arte ruim nos intervalos entre uma e outra.

43. A gente tende a pensar mais nos eventos negativos do que nos positivos. Saber isso pode ser útil, caso você pense que há algo errado com você.

44. Uma definição decente de autoamor: “faça por você o que você gostaria que seus filhos fizessem por eles próprios”.

45. Não fazer a cama de manhã diminui seu potencial pelo resto do dia.

46. Ter uma opinião defensável, em qualquer tópico que seja, requer muito trabalho. Principalmente leitura.

47. Tudo que você possui tem um efeito sobre sua psiquê. Menos coisas fazem uma mente menos perturbada, em geral.

48. Solteiros, se vocês querem melhorar um pouco a aparência da sua casa, plantas são uma boa ideia.

49. Nós somos todos ateus sob certo ponto de vista. Todo mundo nega a existência da maioria ou de todos os deuses que já foram propostos.

50. A fonte de notícias mais perspicaz dos Estados Unidos é o The Onion.

51. Conhecer ou ficar com os locais muda completamente a experiência de uma viagem.

52. O melhor e o pior da vida são as pessoas. Na maioria das vezes.

53. Ser excepcional em algo talvez seja apenas uma questão de aplicar a dica 15 em tudo que você faz.

54. Uma caminhada quase sempre muda seu humor, pelo menos um pouco.

55. Uma qualidade que todo mundo acha atraente é a competência, seja lá no que for. Experts são super sexy.

56. Nós provavelmente seríamos criaturas mais morais se admitíssemos o quão difícil é para nossa espécie praticar a justiça e a compaixão.

57. Mudanças de hábito duradouras sempre envolvem algum tipo de mudança de identidade. Correr todo dia deixa de ser tão difícil quando você começa a se sentir um corredor.

58. Para passar facilmente por calçadas movimentadas, fixe o olhar um pouco acima da multidão e mantenha a velocidade. Eles sairão do caminho.

59. Não esconder que você está errado inspira mais respeito do que parecer estar sempre certo.

60. Nós somos todos egoístas, a níveis alarmantes. Se alguma vez você comprou uma bebida, você deixou de comprar óculos ou remédios para alguma criança miserável em algum lugar.

61. Seja lá quem for que tenha inventado o zíper, ele era um gênio.

62. Quando uma festa se degenerou ao ponto de as pessoas estarem mostrando a outras seus vídeos preferidos no celular, é hora de chamar um táxi.

63. As sociedades do futuro rirão de nós por cobrir com propaganda quase todo o espaço público disponível.

64. Outras pessoas normalmente podem ver soluções para seus problemas mais claramente do que você. Use isso a seu favor.

65. Medos ficam mais fortes quando você se esconde deles, e mais fracos quando você age apesar deles. Esta é uma simples regra que você pode seguir.

66. A maior parte da dificuldade de uma tarefa está concentrada no começo, então você acaba com ela rapidamente, a não ser que desista cedo demais.

67. Ouvir atentamente ao problema de alguém sem tentar resolvê-lo é uma habilidade muito querida, e vale a pena praticar.

68. Humanos são complexos demais para que tudo na vida deles aconteça calmamente ao mesmo tempo; é normal que pelo menos algumas áreas de sua vida estejam uma bagunça.

69. Muitas pessoas que você conhece então escondendo vícios, e você nunca adivinharia quem são.

70. Sempre haverá no mundo sofrimento bastante para te horrorizar milhões de vezes, então não vale a pena encanar com isso sempre que você não está fazendo nada a respeito.

71. Existe um tipo de prazer mesquinho que nós experimentamos ao ficarmos bravos e indignados, e muito frequentemente isso é a única coisa que ganhamos com isso.

72. A maioria dos romances clássicos é fácil de ler, mas nós os achamos difíceis e intragáveis por causa daqueles que lemos à força no ensino médio.

73. Existe um paradoxo entre facilidade e dificuldade. Acostumar-se com coisas fáceis faz a vida difícil, enquanto fazer coisas difíceis deixa a vida fácil.

74. A postura tem um efeito previsível e imediato no humor.

75. Nossos objetivos devem melhorar nossa vida no curto prazo para que continuemos com eles até chegar às recompensas de longo prazo.

76. Pode ser muito libertador ver o momento presente como se fosse o início da sua vida. De certo modo, realmente é.

77. As pessoas gostam que peçamos por conselhos em suas áreas de expertise. E fazer isso também é bom para você, segundo a dica 64.

78. O quão livre você se sente em seu cotidiano depende muito da sua disposição em aguentar o desconforto quando ele vier. Isso pode ser praticado.

79. Você não precisa comer alface americana em um mundo com repolho, espinafre, rúcula e chicória. Diversifique!

80. Quando as vozes se exaltam, a comunicação acaba.

81. Até compras extravagantes de alta qualidade em um supermercado são bem mais baratas do que um jantar em um restaurante ruim, e ainda vai sobrar para o outro dia.

82. Pessoas que mentem para os outros na sua frente provavelmente mentiriam para você com a mesma facilidade.

83. Nós valorizamos concisão porque ela é imediatamente gratificante, e subvalorizamos complexidade e elaboração porque dão muito trabalho. Mas você deveria compartilhar este post mesmo assim.

84. Guardar segredos é muito difícil para quase todo mundo. Seu confidente acabará contando para outra pessoa, achando que ela não fará a mesma coisa.

85. Nós costumamos achar que a pessoa que somos é a pessoa que fomos até agora.

86. Autocrítica é difícil, mas mantém nossos padrões altos. Arte do pior tipo é feita por pessoas que acham que tudo que elas fazem é ótimo.

87. Nós sempre achamos que nosso problema mais atual será aquele que nos destruirá, mas até agora nenhum deles conseguiu. O mundo já desmoronou várias vezes.

88. Não se preocupe, não é só você que está louco (todo mundo está).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑