Let’s roll

O que o Marijuana Party e o Florida State Seminoles têm em comum? 

Pouco. 

Um é um partido político que tem como única pauta oficial a legalização da maconha, enquanto o outro é um time universitário de futebol americano. Um tem uma longa e amarga história de derrotas eleitorais no Canadá, enquanto o outro está acostumado a vencer campeonatos regionais nos EUA. São instituições evidentemente muito diferentes uma da outra.

Coincidentemente, porém, ambas já utilizaram a frase “Let’s roll” como lema oficial.

Let’s roll é uma expressão antiga, utilizada já há décadas ou séculos nos Estados Unidos. Literalmente, quer dizer “vamos rolar”. Na prática, é um chamado. Um chamado não, uma convocação, um grito de guerra utilizado para esquentar o sangue (de um time diante da arena ou de um partido político diante da apuração de votos).

A tradução também pode ser “vamos enrolar”. Sabe? Como se enrola maconha em cigarros.

Mas geralmente é um chamado.

O lema, apesar de mais antigo, ganhou notoriedade especial após os ataques de onze de setembro nos Estados Unidos.

O Onze de Setembro é mais conhecido pela queda das Torres Gêmeas do World Trade Center, mas houve mais dois aviões sequestrados aquele dia: o Voo 77 da American Airlines, que caiu no Pentágono, e o Voo 93 da United Airlines, que supostamente estava destinado à Casa Branca ou ao Capitólio, em Washington, D.C., mas acabou caindo na zona rural da Pensilvânia, graças à coragem dos passageiros do Voo 93.

Os ataques de Onze de Setembro inauguraram uma nova era no que se refere a sequestros aéreos. Antes dos ataques, o que se esperava de um sequestro aéreo era que os sequestradores ordenassem um pouso forçado em algum lugar isolado e utilizassem os reféns para conseguir alguma coisa. Ninguém nos aviões sequestrados aquele dia imaginava que eles seriam arremessados contra prédios e que o objetivo dos criminosos era simplesmente matar o maior número de pessoas possível no avião e no chão. Por isso, ninguém confrontou os sequestradores. Eles não tiveram resistência humana efetiva dentro dos aviões. 

Exceto no Voo 93.

O primeiro avião se chocou contra a Torre Norte do WTC às 8h46 Pouco tempo depois, às 9h03, a Torre Sul foi atingida, e às 9h37 o terceiro avião bateu no Pentágono. 

O avião do Voo 93 decolou às 8h42, quatro minutos antes de a Torre Norte ser atingida. Às 9h28, o sequestro do Voo 93 começou. Nesse momento, depois que a Torre Sul já havia sido atingida, o mundo inteiro já sabia que um ataque terrorista estava acontecendo. A possibilidade de um acidente já havia sido descartada.

A partir das 9h30, vários passageiros e membros da tripulação fizeram chamadas telefônicas do fundo do avião, onde foram mantidos enquanto outros sequestradores tomavam controle da cabine de pilotagem. Através dessas ligações, as vítimas do Voo 93 entenderam que não adiantaria ficarem sentados, passivamente esperando uma resolução pacífica do sequestro. Os criminosos estavam em uma missão suicida, com o objetivo de levar o maior número possível de vítimas com eles.

Às 9h43, Todd Beamer ligou para sua esposa do avião, mas foi redirecionado para uma operadora de telefonia, Lisa Jefferson. Ele contou que planejavam atacar os sequestradores e retomar o controle do avião. Junto com Lisa, acompanhado dos outros passageiros, Todd Beamer recitou o Pai Nosso. Depois, Lisa ouviu ele dizer a outro passageiro:

Are you ready? Okay. Let’s roll!

Essas são suas últimas palavras conhecidas.

Let’s roll se tornou um símbolo de honra e coragem do povo americano. O presidente George W. Bush utilizou a frase em dois discursos públicos posteriores, ela foi escrita nos aviões da força aérea americana, a esposa de Beamer lançou um livro com ela no título e, claro, ela foi usada como lema dos Florida State Seminoles e do Marijuana Party do Canadá.

O Voo 93 foi arremessado ao chão quando os sequestradores entenderam que não conseguiriam conter os passageiros por tempo suficiente para chegar a Washington, D. C. Todd Beamer e seus companheiros salvaram a vida de muitos americanos no chão, ainda que incapazes de salvar as próprias.

Nas últimas eleições federais do Canadá, o Marijuana Party obteve 920 votos, 0,01% do voto popular. 

Em novembro, Willie Tagart foi demitido como treinador dos Seminoles após alguns dos piores resultados da equipe na última década. Mike Norvell foi anunciado há uma semana seu sucessor.

Todd Beamer deixou uma esposa e três filhos, a mais nova nascida quatro meses após seu martírio. 

Let's roll decal on an A-10 Thunderbolt II aircraft.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑