Esses dias um amigo passou em medicina e me perguntou o que eu gostaria de ter ouvido quando estava começando o curso, mais de cinco anos atrás. Estando no sexto ano, eu já vejo algumas coisas que não via naquela época e que poderiam ter me ajudado e que talvez ajude quem está começando agora.
Dar palpite é muito capcioso. Geralmente faz parecer que você acha que seus valores são verdades. Cada pessoa é diferente e tem valores diferentes e, portanto, dá mais importância a algumas coisas e menos a outras. Assim, se você pedir a todo médico que dê conselhos sobre a faculdade de medicina, provavelmente você vai encontrar vários conselhos diametralmente opostos.
A ideia não é dar verdades, é dar perspectivas. O sábio é conhecer várias perspectivas e saber o que se aplica a você, o que lhe convém. Sabendo, porém, que existem outras formas não menos certas de fazer o que você faz.
Se eu pudesse, estes seriam os 20 conselhos que eu daria para quem vai começar a estudar medicina em 2020:
1. Comemore! Provavelmente você cumpriu um grande objetivo seu. Perceba, também, que cumprir objetivos é legal, mas perde a graça rápido. Aprenda a apreciar o caminho. Gosto muito de uma frase de Jobs sobre isso: a estrada é a recompensa.
2. Bioquímica, histologia, anatomia, fisiologia e outras matérias básicas são menos importantes do que seus professores falam e mais importantes do que seus veteranos dizem.

Ops!
Este texto é exclusivo para assinantes.
Com apenas um trocado por mês, você tem acesso irrestrito ao nosso conteúdo mais inteligente, ácido e polêmico.
E o mais importante: você apoia o blog.
O que você acha?