Todo médico é rico?

Sim.

A classe médica não vai parar de reclamar de salários baixos, más condições de serviço etc., mas a verdade é que quase 100% das pessoas que se formam em medicina no Brasil podem esperar duas coisas: empregabilidade e salários relativamente altos.

***

Segundo artigo do Institudo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) [i], em 2011, os recém formados em engenharias no Brasil recebiam em média de 9 a 30 reais por hora, trabalhando como engenheiros em suas áreas de formação (o que é importante, já que 29% dos recém-formados trabalhavam em empregos de nível técnico, e não como engenheiros). Os recém-formados em licenciaturas recebiam em média de 10 a 13 reais por hora.

Segundo o mesmo artigo, os médicos recebiam de 36 a 104 reais por hora.

36 reais vezes 40 horas semanais dá uns 5760 reais por mês.

Para um recém-formado.

No limite inferior de ganho por hora.

Em 2011.

Nenhuma outra profissão permite que uma grande parcela de jovens recém-saídos da faculdade, com cerca de 25 anos, ganhem dinheiro como os jovens médicos podem ganhar.

***

Outro artigo do Ipea [ii], de 2013, traz a medicina como a profissão mais vantajosa no Brasil, considerando salário, empregabilidade, horas trabalhadas e seguridade social. A taxa de empregabilidade dos formandos em medicina alcança 97%, com salário médio de 8.400 reais, contra 5.700 da engenharia civil, 5.300 da odontologia, 4.600 do direito e 2.700 da educação física.

As horas trabalhadas para os médicos foram, em média, 42 horas, colocando a medicina no 41º lugar no ranking das jornadas mais longas.

***

Grande parte dos médicos recém-graduados tenta entrar numa residência. Os que conseguem, estão destinados a receber cerca de 3000 reais por mês pelos 2–7 anos seguintes, dependendo da(s) (sub-)especialidade(s) que o médico escolher.

Esse “salário”, que na verdade é uma bolsa, é considerado ridículo entre os médicos – e realmente parece, se você o compara com os ganhos dos médicos especialistas mais experientes ou com seus colegas de turma ganhando 25k+ em plantões, e considerando que em alguns serviços o residente trabalha mais de 100 horas por semana nas semanas mais puxadas.

Por outro lado, vale a pena lembrar que o médico está recebendo uma bolsa de 3 salários mínimos para receber treinamento especializadíssimo.

Depois do primeiro ano de residência, que costuma ser o das horas mais longas e do trabalho mais extenuante, alguns residentes do segundo ano (R2s) começam a dar plantões fora da residência, complementando sua renda. Quatro plantões por mês, mais a bolsa livre de impostos da residência, e o médico recém-formado de vinte e poucos anos está a receber mais do que os 5k-e-alguma-coisa que o colocam entre os 10% “mais ricos” do Brasil.

***

Outra opção para recém-formados era o demonizado Mais Médicos. O programa tem vagas de sobra para brasileiros, oferece uma bolsa livre de impostos de 10.000 reais para um trabalho de 40 horas semanais em que você é supervisionado por um tutor. Ou seja, você ganha (muito!) para complementar ainda mais sua formação.

***

Concluindo…

Todo graduando em medicina pode esperar salários muito maiores do que a média brasileira logo que se formar. As oportunidades para o médico recém-graduado são muito mais vantajosas financeiramente do que para qualquer outro formando do ensino superior.

Dito isso, é claro que nem todo médico generalista vai sair da faculdade ganhando o salário de um juiz. Acho que é isso que os médicos pensam quando dizem que “não, médicos não ganham tão bem assim”.

Sob qualquer outra perspectiva, é uma das profissões mais rentáveis do Brasil. Médicos especializados mais experientes ganham, em grande parte, salários semelhantes ou maiores que o de um juiz. E as perspectivas para os recém-formados, como já frisei, são estratosfericamente melhores do que para qualquer outra profissão – inclusive direito.

Arm und Reich (flämisch 17 Jh).jpg

***

20 conselhos para quem vai começar a faculdade de medicina em 2020

***

i. http://repositorio.ipea.gov.br/b…

ii. http://repositorio.ipea.gov.br/b…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑