Na faculdade de medicina tem muita decoreba?

Essa pergunta surgiu no Quora aqui e eu gostei dela.

Eu diria que sim, a maioria do que aprendemos na faculdade de medicina são fatos que precisam ser decorados.

O estudante de medicina vai ouvir muito que precisa raciocinar, porque é melhor entender o que acontece fisiologicamente do que decorar tal coisa etc.

Mas na vida real a gente decora quase tudo.

E isso acontece porque medicina não é matemática. O corpo humano é muito, muito, muito complexo, e você raramente vai conseguir raciocinar corretamente algo que você não aprendeu partindo puramente do que você já sabe (do seu conhecimento de fisiologia).

Eu gosto de exemplificar isso com a história dos beta-bloqueadores na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER).

A ICFER é uma doença horrível e muito prevalente que mata muito e é muito sofrida para o paciente também.

Até meados da década de 90, não havia medicamento que aumentasse a sobrevida de pacientes com ICFER. Nós utilizávamos alguns medicamentos para tratar as crises e evitar que o paciente afogasse na água que transudava de seus próprios capilares. Mas isso era mais para evitar a agonia do que prolongar a vida.

Basicamente, a fisiopatologia da insuficiência cardíaca é: o coração não consegue bombear sangue com eficácia. Isso faz faltar sangue nas artérias e sobrar sangue nas veias. Basicamente.

O que você faria com uma bomba que está fraca? Tentaria fazer com que ela ficasse mais forte, certo?

É por isso que os betabloqueadores (BB) eram proscritos para pacientes com ICFER. Os BB diminuem a força e a frequência com que o coração bombeia. Isso é tudo que você não quer em um coração que já não tem força o suficiente para lidar com o próprio sangue.

Acontece que descobriram que o BB aumenta a sobrevida dos pacientes com ICFER. O remédio que era proibido passou a ser o único remédio que de alguma forma fazia com que os pacientes vivessem mais.

Como? Uma grande cascata neuro-endócrina que, basicamente, diminui os efeitos estressores que agridem a bomba cardíaca.

Depois que você já sabe que isso acontece, fica fácil fazer a engenharia reversa e pensar no caminho fisiológico. Mas prever isso com seus conhecimentos de fisiologia antes de ver acontecer é muito difícil.

É importante saber fisiologia por isso: você consegue raciocinar as coisas que você sabe que é verdade. Mas antes você tem que saber que elas são verdades. E isso inclui decorar.

Porque o seu raciocínio fisiológico pode te levar a vários outros lugares que fazem sentido, mas simplesmente não se confirmam no mundo real.

File:Doctor talking with a patient.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑