Confie no método e vá até o fim

Tenho ajudado algumas pessoas que estão estudando para prestar o ENEM ou vestibulares nas últimas semanas.

Eu sempre falo:

 

 

Já estamos em maio e tem gente que quer prestar ENEM e ainda não começou a estudar. Uma das grandes preocupações dessas pessoas é: será que vai dar tempo?

E eu digo: não sei.

Não sei, são muitas variáveis. Mas o que se pode fazer? Se eu (ou qualquer um) dissesse que não vai dar tempo, você deixaria de estudar? Se eu dissesse que vai dar tempo, isso mudaria alguma coisa?

Estudar para concursos é uma tarefa ingrata. Você passa meses estudando para fazer uma prova única no final do ano, e você só sabe se deu certo ou não lá no final, quando vem o resultado da prova.

É normal que isso cause ansiedade. Você passa o ano inteiro se esforçando muito, sem saber se terá o resultado que deseja no fim.

Por isso, meu conselho é: foque no método, não no resultado.

Crie um método de estudo e siga-o. Incorpore parâmetros para saber se está evoluindo ou não, mas faça isso de forma inteligente. É normal estudar um ou dois meses inteiros e não ver sua nota nos simulados mudar. É normal tirar 80% em um simulado e 60% no simulado seguinte.

Não se deixe intoxicar com essas métricas de curto prazo. Se você criou um método de estudo que acredita que seja eficiente, permaneça fiel a ele. 

Faça ajustes pontuais para adequá-lo ao seu modo de ser (algumas pessoas são mais calmas, outras mais inquietas — isso muda a forma como você deve estudar). Mas não desista, não jogue tudo para o alto achando que não vai dar certo.

Isso não quer dizer que você deve ser rígido. Como eu disse, crie parâmetros para analisar a qualidade do estudo e mude, se precisar. Mas faça isso de forma consciente e calculada, e não erraticamente, por medo de não estar dando certo.

Não foque no final da corrida. Foque no próximo passo. Foque em continuar correndo, em melhorar sua respiração, em movimentar seus braços. Aumente um pouco a velocidade, se estiver disposto. Diminua um pouco a velocidade, se estiver cansado.

E continue correndo, correndo e adaptando sua corrida ao seu momento. E você vai chegar.

Confie no método e vá até o fim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑