Cirurgiões que criam gado e estudantes que fazem daytrade

Eu escrevi alguns meses atrás um texto falando sobre pessoas altamente especializadas (cirurgiões) que gastam seu precioso tempo com tarefas secundárias, geralmente com o objetivo de enriquecer (criar gado).

Eu acho horrível a ideia de um médico criar gado. Sei que não mando na vida de ninguém e não quero me intrometer. Só quero mostrar uma diretriz ética que tento aplicar em minha vida: não gastar meu precioso tempo com coisas burras.

***

Esses dias encontrei por acaso um amigo que é economista e agricultor. Falando sobre investimentos, notamos que, pelo menos no Brasil, um número expressivo de profissionais bem sucedidos das mais diversas áreas se dedicam a criar gado, enquanto o número de pessoas que investe no mercado financeiro é irrisório, se comparado a outros países.

No Brasil, o caboclo ganha uns trocados e quer comprar terras e gado. Existe um fetiche por isso. É cultural, em boa parte.

Racionalmente, não faz sentido nenhum, a maior parte das vezes. Criar gado não é soltar boi no pasto e depois vender. Não é só marcar, tanger, ferrar, engordar e matar. Tem muito mais que isso.

Criar gado faz sentido para uma pessoa: o pecuarista. Criar gado deve ser uma atividade de quem é especialista nisso, de quem estuda e se capacita para criar o melhor gado, da forma mais eficiente. Cirurgiões devem se concentrar em bisturis, não em vacas.

Se cada um cuidar de fazer o que faz melhor, todos ganham: tanto o cirurgião e o pecuarista, como também o paciente e o amante de churrasco.

***

Eu entendo que muitas vezes criar gado é um hobby (apesar de ser um hobby bizarro preparar seres vivos para morrer). Novamente, não quero regrar a conduta de ninguém. Mas acho que muitos cirurgiões que criam gado não o fazem apenas por hobby, mas também por achar que é uma boa forma de ganhar dinheiro fácil.

Não é.

Não é, primeiro, porque não é fácil. Segundo, porque o retorno pelo esforço é baixo, se você não souber muito bem o que está fazendo (que é a maioria dos casos). Terceiro, porque não beneficia a sociedade — para a coletividade, é melhor que o cirurgião se dedique a operar mais e melhor, porque esse é um serviço caro e importante que pouca gente sabe fazer, e deixar que o pecuarista crie gado, pois ele vai fazer isso com muito mais eficiência.

***

O Brasil tem observado um grande número de pessoas entrar no mercado financeiro. O brasileiro ainda investe pouco, mas esse número tem subido bastante nos últimos anos. E os jovens estão começando a investir cada vez mais cedo.

Mas os jovens estudantes de medicina não começam a investir comprando produtos relativamente simples e seguros. Eles querem ganhar dinheiro rápido negociando opções ou fazendo daytrade.

Estudantes de medicina que fazem daytrade são os cirurgiões que criam gado da minha geração: eles querem ganhar dinheiro fácil, fazendo algo difícil que em regra eles não sabem fazer, que outras pessoas fariam melhor, e que não tem nada a ver com a habilidade importante e rara que eles já têm, que é a medicina.

Estudantes de medicina que fazem daytrade com esperança de enriquecer não apenas estão gastando inadvertidamente seu tempo com coisas bobas, mas também estão perdendo a oportunidade de oferecer um raro dom a outras pessoas.

É tipo matar dois coelhos com uma cajadada só, só que o contrário.

É tipo criar dois problemas de uma vez só, saca.

É tipo um… neurocirurgião criando gado.

***

Algumas pessoas conseguem fazer mais de uma coisa difícil em um nível excepcional. Michael Jordan é o jogador de basquete mais icônico da história e jogou beisebol profissionalmente, fez filme e é empresário. Michael Jackson é um dos artistas mais icônicos da história (junto com os Beatles e Elvis), porque além de cantar muito, ele dançava muito, escrevia muito e tinha um senso artístico anormal. Michael Burry é médico e um investidor de alto calibre, um dos primeiros homens a prever (prever de verdade, apostando centenas de milhões nessa previsão) a crise financeira de 2008.

Mas você não é Michael, e você provavelmente, estatisticamente, não conseguirá atingir o grau de excelência que essas pessoas atingiram em mais de uma área.

Encare como trabalho aquilo que você faz de melhor e tenha um hobby que dá prazer, mas não deixe de trabalhar ou de se divertir para tentar ficar rico com ciladas como daytrade ou pecuária. Deixe isso para os profissionais.

É isso que eu levo para minha vida.

gado

3 comentários em “Cirurgiões que criam gado e estudantes que fazem daytrade

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑