Música da semana #1

Música

Dia dos namorados

 

Autoria

Cazuza e Perinho Santana

 

Interpretação

Cazuza e Ney Matogrosso

 

Melhor verso

O amor da gente é pra temperar/ As forças que a natureza dá

 

Meus dois centavos

Essa música ficou fora do álbum Só se for a dois, segundo solo de Cazuza, lançado em 1987. Os maiores destaques do álbum foram a homônima Só se for a dois, O nosso amor a gente inventa e Solidão que nada.

Pouco antes, em 1985, Cazuza ainda liderava o Barão Vermelho. Cantaram juntos no Rock’n’Rio e Cazuza anunciou a eleição de Tancredo Neves para a multidão, desejando que o dia nascesse feliz para todo o Brasil, em referência ao hit Pro dia nascer feliz.

Em 1986, quando o álbum foi produzido, Cazuza ainda não sabia que era soropositivo. Já tinha feito um exame em 1985, após uma febre prolongada e uma pneumonia atípica, e o resultado foi negativo — provavelmente, um falso-negativo. O compositor tinha 28 anos. Vivia o auge de sua vida boêmia, fazia mais sucesso solo do que o Barão Vermelho fazia enquanto banda, e vinha embalado pelo sucesso de Exagerado.

Foi pouco antes de começar a turnê de Só se for a dois que Cazuza e sua família descobriram que ele havia sido tocado pelo vírus que levaria sua vida pouco mais de três anos depois.

Dia dos namorados nunca foi interpretada publicamente por Cazuza. Em 2017, ela foi lançada por ocasião do dia dos namorados, em um dueto virtual com um de seus mais célebres companheiros, o astro Ney Matogrosso. Já consagrado na época, Ney foi um dos propulsores do sucesso do Barão Vermelho ao interpretar Pro dia nascer feliz em 1983. Em 1988, dirigiu o show Ideologia a pedido de Cazuza, que cantava sempre vestido de branco, com uma icônica bandana nos cabelos.

Ney e Cazuza tiveram um romance que, ao contrário do que se pensa, durou apenas três meses, segundo o próprio Ney Matogrosso. A parceria dos dois, porém, durou a vida inteira — e sobreviveu inclusive à morte. Até hoje, o amor entre os dois transparece sempre que Ney se refere a Cazuza.

Namorados são para isso. Mesmo que mude.

cazuza e ney

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑