Música da semana #4

Música

Who Shot Ya?

 

Autoria

Biggie Smalls, Puff Daddy, Nashiem Myrick.

 

Melhor verso

Who shot ya? Separate the weak from the obsolete.

 

Meus dois centavos

Biggie está sempre nas listas de melhores rappers de todos os tempos, constantemente na primeira posição, e não sem razão. Para mim a característica mais marcante de Biggie, além da voz de mafioso, é a fluidez com que ele entrega as palavras. Seu rap é macio.

O prodígio morreu aos 24 anos, com apenas um álbum lançado em vida, o icônico Ready to Die, e outro álbum pronto, que foi lançado pouco depois de sua morte, convenientemente chamado Life After Death. É engraçado pensar que um cara de 24 anos fez as coisas que ele fez. O que você já tinha feito quando tinha 24 anos?

A morte de Biggie foi o capítulo final de uma das brigas mais famosas do rap, a rivalidade conhecida como East Coast—West Coast feud, que antagonizava rappers e produtores de New York com aqueles de Los Angeles, e culminou com o assassinato de dois dos maiores rappers dos anos 90, Tupac Shakur e o próprio Notorious B.I.G.

Who Shot Ya teve um papel nessa briga. O rap foi lançado em fevereiro de 1995, poucos meses depois de Tupac ter sofrido roubo e uma tentativa de assassinato em uma visita a New York. Tupac interpretou a letra de Biggie como uma diss track dirigida a ele. A resposta de Pac foi uma das melhores diss tracks de todos os tempos: Hit ‘Em Up, que indubitavelmente faz referências à canção de Biggie: Who shot me? But you punks didn’t finish me. No fim da música, Tupac é bem claro em sua ameaça (poeticamente posta): Motherfucker, my .44 make sure all y’all kids don’t grow.

A rivalidade entre as costas tomou proporções inimagináveis. O produtor Suge Knight, figura proeminente no rap da California desde a época do N.W.A, membro de gangue convicto e criminoso, e Puff Daddy, uma das figuras mais bem sucedidas do rap, na ativa até hoje, também estavam na contenda. Suge produzia Pac sob o selo Death Row, enquanto Puff produzia Biggie sob o selo Bad Boy Records. 

Em 1996, Tupac foi morto a tiros na saída de uma casa de shows em Las Vegas. Seis meses depois, Biggie teve o mesmo destino. Ninguém sabe ao certo quem foram os assassinos.

É claro que eu não sei nem um por cento do que aconteceu de verdade, mas eu sempre tive a impressão de que Biggie não queria realmente brigar com Tupac. Acredito que o lançamento de Who Shot Ya depois da tentativa de homicídio de Pac tenha sido realmente uma coincidência. Tupac parecia muito mais agressivo (em relação à rivalidade) e verdadeiramente a fim de levar as coisas adiante.

No fim, dois grandes talentos, mortos a tiros em seus carros.

notorious.jpg

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑