Música da semana #6

Música

Blues da Piedade

 

Autoria

Cazuza e Roberto Frejat.

 

Melhor verso

Agora eu vou cantar pros miseráveis/ Que vagam pelo mundo derrotados/ Pra essas sementes mal plantadas/ Que já nascem com cara de abortadas/ Pras pessoas de alma bem pequena/ Remoendo pequenos problemas/ Querendo sempre aquilo que não têm

 

Meus dois centavos

Eu já falei de Cazuza várias, várias, várias, várias, várias, várias vezes aqui no blog. Ele é o artista que mais me influenciou na vida. É parte de quem eu sou, pro bem e pro mal.

Eu havia pensado em colocar Vida Louca Vida aqui, porque é um resumo bom de Cazuza e tem esse verso lindo, “vida louca, vida imensa, ninguém vai nos perdoar, nosso crime não compensa”. Porém, pasmem, Cazuza não tem parte na composição dessa canção, que é de Lobão e Bernardo Vilhena.

Mas não tem problema. O Blues da Piedade é uma das melhores composições de Cazuza e uma das letras mais poderosas da música brasileira.

Eu me lembro bastante de Nietzsche ao ouvir essa música, em sua crítica ao ressentimento. Os miseráveis, os derrotados, as sementes mal plantadas são aqueles que não se afirmaram, que não disseram sim à vida, em todos os seus aspectos — que não aceitaram o doce e o amargo, indistintamente. São aqueles que vivem contando dinheiro, que esperam alguém que caiba nos seus sonhos, que querem sempre aquilo que não têm — que estão sempre correndo atrás da felicidade.

O ídolo da felicidade também deve ser quebrado. A vida real, aqui e agora, impõe sua miséria sobre todos nós. Somos iguais em desgraça. E o único antídoto é ter grandeza e um pouco de coragem.

resentment.jpg

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑