Por que não vou ao psicólogo

Há alguns dias, uma amiga perguntou no Twitter, para todos os seus seguidores: por que você não vai ao psicólogo?

Eu não faço terapia, nunca fiz, e tenho motivos para isso. Não que precisasse deles, mas os tenho.

Eu gosto muito de psicologia. Pensei seriamente em fazer minha graduação na área e entrei na faculdade de medicina achando que seria psiquiatra — e as razões pelas quais desisti de estudar psicologia e psiquiatria têm um pouco a ver com os motivos pelos quais não vou ao psicólogo. 

E eu vou falar deles agora.

São motivos pessoais. Eu não quero convencer você a não fazer terapia. Talvez você goste. Não me lembro de nenhum conhecido que fez e não gostou.

Mas eu não faço.

Psicoterapia pode ser substituída por um esforço moral supremo

Esta frase não é minha, mas do psicólogo Jordan Peterson

Na verdade, segundo Peterson, quem disse isso mesmo foi Carl Jung, mas me parece que ele não escreveu isso literalmente, com essas palavras. É uma interpretação de Jordan sobre a obra de Jung.

De toda forma, é uma frase interessante.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é dante-caminhando.jpg

Ops!

Este texto é exclusivo para assinantes. E ainda faltam mais de 10.000 caracteres.

Com apenas um trocado por mês, você tem acesso irrestrito ao nosso conteúdo mais inteligente, ácido e polêmico.

E o mais importante: você apoia o blog.

2 comentários em “Por que não vou ao psicólogo

Adicione o seu

  1. Eu com insônia, vim ler o blog. Escolha certa. Não faço terapia por muitos motivos semelhantes aos seus. Meu namorado, enquanto psicólogo, quer morrer com isso kkkk. Ele acha seriamente que eu preciso de um. Inclusive, o dia que você precisar, ele odeia Freud e psicanálise e é totalmente adepto à terapia cognitiva comportamental haha

    Mas acho que algumas coisas podem ser acrescentadas: nem todos têm acesso à literatura, isso limita o processo de autoconhecimento, porque precisamos aprender para isso. E o outro é: buscar por si só é demorado. E, dependendo da causa que o faz procurar o psicólogo, ela machuca muito. Com a ajuda de um profissional, isso pode ser mais rápido.

    Já um motivo a mais para não fazer é o valor das consultas. Esse me influencia fortemente kkk. Pensando que a média é uns R$100,00 e que o ideal é ir todas as semanas… é, a média da população brasileira não consegue abrir mão de metade do seu salário mínimo para isso..

    1. Hahahaha, boa.

      É, literatura não é tão acessível pq as pessoas são mal educadas. Os textos são facilmente encontrados, mas nem todos conseguem tirar coisas boas deles. Esses 400 reais por mês da terapia valeriam muito mais na forma de educação básica de qualidade para crianças.

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑