A menininha branca defendendo PM

Esta foi a frase que eu li ontem, com todas as letras, em tom de ironia: “silêncio, a menininha branca tá defendendo a PM”.

O contexto

Hoje Ontem aconteceu um tumulto no centro da minha Uberlândia, envolvendo policiais militares e vendedores ambulantes. Como era de se esperar, houve tumulto também nas redes sociais. Principalmente no Twitter.

Eu não sei exatamente o que aconteceu, mas parece que foi assim: alguns fiscais da prefeitura abordaram alguns comerciantes ambulantes, um pouco pelo comércio irregular e um pouco para evitar concentrações de pessoas devido à pandemia. Os comerciantes resistiram, as coisas foram pro sul e os policiais entraram na confusão para garantir que as ordens fossem cumpridas. Então, a população no entorno passou a apoiar os comerciantes, gritando coros contra a polícia.

No fim, houve prisões, cacetadas, gás de dispersão e tiros de borracha. Cenas tristes, cenas bem tristes. E a repercussão nas redes sociais também foi bem triste.

Policiais do bem e policiais do mal

É muito fácil atacar os policiais em momentos como esses. Afinal, eles estão armados e têm o aval do Estado para usar a violência. Eles não podem ser considerados oprimidos.

Além disso, os ambulantes que acabaram presos e agredidos eram (supostamente) haitianos e eram negros. No momento em que estamos vivendo, ainda sob o efeito George Floyd, não precisa de muito para que automaticamente associem causalmente o racismo às prisões, mesmo que a relação causal não seja tão preto no branco assim (pelo menos em intensidade).

***

Opa! Conteúdo exclusivo para assinantes!

Pelo preço de um lanche, você tem acesso a meu conteúdo mais inteligente, ácido e polêmico. Inclusive este texto, que tá animal.

E o mais importante: você ajuda o blog a se manter e crescer!

Se não puder, tudo bem. Só de comentar com os amigos e compartilhar nas redes sociais, já estará ajudando demais. E você continua tendo acesso à maioria dos meus textos.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑