Você não é inteligente #2 — Como medir sua inteligência

Existem pessoas mais inteligentes do que outras, e isso é tanto injusto e cruel quanto é verdadeiro. Você pode medir sua inteligência. Mas você gostaria de saber de verdade? O oráculo de Delfos manda que conheçamos a nós mesmos, mas nosso conhecimento sobre nós próprios pode ser bem desconfortável

Por outro lado, ainda que desconfortável, conhecer a si mesmo é útil: afinal, você precisa de um diagnóstico correto para fazer um tratamento efetivo. Conhecer a si mesmo, seu lado bom e seu lado ruim, pode ajudar você a caminhar na direção certa, independentemente de onde você esteja agora.

Nesta série de textos, vou falar um pouco do que sei sobre inteligência, alguns mitos sobre o assunto (oi, inteligência emocional), uma forma efetiva de saber de verdade o quão inteligente você é, e a forma como acho que devemos encarar o resultado do nosso teste e aplicá-lo de forma inteligente (rs) em nossas vidas.

Este é o segundo texto da série. Hoje vamos falar um pouco sobre como os testes de QI surgiram, como eles são interpretados e como podemos testar nossa inteligência de forma confiável e gratuita.

O primeiro texto da série está aqui.

Vambora.

COMO MEDIR SUA INTELIGÊNCIA

Testes de QI funcionam mesmo?

Muita gente critica os testes de QI porque não entende que testes nunca são perfeitos, mas isso não quer dizer que eles sejam inválidos.

Quando um paciente com doença renal crônica chega no hospital, nós pedimos a dosagem da creatinina no sangue, e o resultado pode decidir se ele vai para a diálise ou não, pois calculamos sua taxa de filtração glomerular a partir da creatinina. Mas os níveis séricos dessa substância podem se alterar sobremaneira devido a diversos fatores, num curto intervalo de tempo, não refletindo com exatidão a competência renal do paciente.

Ou seja, está longe de ser um exame perfeito. Mas é um exame útil. Ninguém saudável tem uma creatinina de 5. Da mesma forma, ninguém muito inteligente vai tirar 90 no teste de QI.

Os testes de QI estão entre as ferramentas mais bem estudadas e validadas da psicologia. Eles preveem desfechos importantes e os scores são consistentes em diversos níveis.

Eles funcionam mesmo. 

Mas não são perfeitos. Igual o exame de creatinina. Não se surpreenda se você tiver resultados ligeiramente diferentes em dois testes diferentes. Isso é esperado.

Onde fazer um teste gratuito e confiável

Existem vários testes de QI disponíveis na internet gratuitamente. A maioria deles pode ser útil, se você interpretá-los com cuidado e crítica, mas o número de QI que eles retornam pode não ser confiável.

como medir inteligência

***

Opa! Conteúdo exclusivo para assinantes!

Pelo preço de um lanche, você tem acesso a meu conteúdo mais inteligente, ácido e polêmico. Inclusive este texto, que tá animal.

E o mais importante: você ajuda o blog a se manter e crescer!

Se não puder, tudo bem. Só de comentar com os amigos e compartilhar nas redes sociais, já estará ajudando demais. E você continua tendo acesso à maioria dos meus textos.

Mas se você gosta do que escrevo, se meu conteúdo tem valor para você e se não for fazer falta, considere ser um assinante do blog.

Significa muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑