Por que existem pessoas introvertidas e extrovertidas?

Por que existem pessoas introvertidas e extrovertidas? Quais são as razões profundas disso?

A variabilidade na natureza

Uma forma de analisar essa pergunta começa percebendo que a variabilidade é onipresente na natureza. Nada é exatamente igual a nada. Existem pessoas gordas e magras, elefantes maiores e menores, tubarões mais e menos agressivos, árvores maiores e menores, solos mais duros e mais macios etc.

Naturalmente, existem pessoas mais extrovertidas e pessoas mais introvertidas.

Os novos normais

Outro nível de análise seria considerar que nós julgamos as pessoas de acordo com uma média, um conceito geral, um “normal”.

Por exemplo, o peso normal de um ser humano adulto pode ser considerado 75 quilos. Pessoas que pesam 100 quilos são consideradas pesadas e pessoas que pesam 50 quilos são consideradas leves.

Se todo mundo pesasse mais de 100 quilos, então seria todo mundo pesado? Não!

Se todo mundo pesasse mais de 100 quilos, aqueles que pesam 100 quilos seriam considerados leves e aqueles que pesam 150 quilos (ou algo assim, depende do que seria a “média”) seriam considerados pesados.

Só falamos de extrovertidos e introvertidos porque temos um modelo mental de como o ser humano “normal” é. E isso varia até entre grupos diferentes de pessoas.

Imagine um grupo de gamers nerds bem tímidos e um grupo de atores de teatro bem expansivos. É natural que o “normal” dos gamers seja mais introvertido do que o “normal” dos atores. Assim, portanto, é esperado que uma mesma pessoa seja considerada extrovertida pelos gamers e introvertida pelos atores.

Introversão e extroversão no mundo real

Outro nível de análise pode ser: o que significa dizer que alguém é extrovertido ou introvertido? Novamente, existem boas razões para fazermos essa distinção.

É bem visível no nosso cotidiano que algumas pessoas são mais ativas do que outras — e eu estou falando de motricidade mesmo, de movimento corporal, pois sujeitos extrovertidos são mais ativos do que sujeitos introvertidos. Sujeitos extrovertidos agem de forma mais rápida (falam rápido, escrevem rápido) e mais brusca (movimentos mais amplos), falam mais (em quantidade), são mais intrusivos, são mais bem humorados, são percebidos como mais autoconfiantes e parecem ser bons líderes, apesar de também parecerem falsos eventualmente (parecem que querem sempre vender algo ou enfiar algo que você não quer goela abaixo).

E pessoas introvertidas são o contrário: mais lentas, demonstram emoções positivas de forma menos intensa, falam menos, têm linguagem corporal menos expansiva, podem parecer medrosos ou tímidos, falam mais baixo etc.

Ou seja, no mundo real vemos efetivamente essa distinção entre as pessoas. Portanto, é útil dizer que existem pessoas introvertidas e extrovertidas, pois tais conceitos ajudam a explicar coisas que realmente vemos no mundo real.

O cérebro introvertido e o cérebro extrovertido

Do ponto de vista neurobiológico, eu realmente não sei quais são as bases neurológicas para extroversão e introversão. Mas tenho alguns palpites.

Introvertidos são pessoas com menor nível de atividade, então eu chutaria que eles têm níveis mais baixos de ativação dopaminérgica no córtex pré-frontal.

Extrovertidos costumam ser mais bem humorados, expansivos e confiantes, então suponho que tenham níveis mais altos de serotonina no SNC.

Introvertidos também costumam pontuar mais alto em neuroticismo (tendência a experimentar sensações negativas), então eu palpitaria que eles têm os circuitos neurais de medo (amígdala etc.) mais sensíveis.

Novamente, essas variações são comuns na natureza. Se o “normal”, se o “médio” fosse ter níveis de serotonina semelhantes aos que os mais extrovertidos têm, nossa noção de “extroversão” simplesmente mudaria — os mais extrovertidos continuariam sendo extrovertidos e os menos extrovertidos seriam considerados introvertidos, independentemente do nível “normal”.

Um comentário em “Por que existem pessoas introvertidas e extrovertidas?

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑