10 frases que marcaram a história do Brasil e do mundo

Cinco frases que marcaram a história do Brasil

1. Pedro Álvares Cabral, zarpando de Lisboa, em 1500

Em 1500, o inexperiente Pedro tinha a oportunidade de sua vida ao ser nomeado para comandar uma expedição de 13 embarcações rumo às Índias. Sem grandes habilidades de comando náutico, Pedro tinha muito medo, mas muita esperança também. Antes de partir, ele se dirigiu a seu pai e disse, de forma bastante desconexa e confusa devido ao turbilhão de emoções que sentia, as seguintes palavras:

Um dia eu espero te reencontrar numa bem melhor, cada um tem seu caminho, eu sei foi até melhor, irmãos do mesmo Cristo, eu quero e não desisto, eu quero, pai, como é bom ter por que se orgulhar, a vida pode passar, não estou sozinho, eu sei se eu tiver fé eu volto até a sonhar.

2. Indígena de Vera Cruz, atual região da Bahia, no início do século XVI

População Indígena

Quando a frota portuguesa desembarcou em Santa Cruz, todos se deram bem a princípio. Mas alguns nativos americanos já desconfiavam bastante das intenções dos caras pálidas. Dali a alguns anos, quando ficou claro que os portugueses queriam explorar os silvícolas, um jovem tupinambá recordou o momento em que viu a primeira nau portuguesa despontando no horizonte e falou:

Parecia inofensiva, mas te dominou… Te dominou, dominou, dominou.

3. D. Pedro I do Brasil, às margens do Rio Ipiranga, em 1822

Dom Pedro I

Prestes a ser o primeiro imperador do Brasil e prevendo o título de primeiro soberano de uma nação pungente e gloriosa, D. Pedro I do Brasil chamou a rapaziada para uma resenha à margem do rio. Depois de alguns comes e bebes, o monarca chapou o coco, não segurou a onda, e gritou:

O que é da casa é da casa, eu tô na veia, eu tô na área, mermão, xota da índia, massacô [ininteligível] veneno do cão, não vou ficar explicando, não: basta tu prestar mais atenção.

4. Princesa Isabel do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1888

Princesa Isabel do Brasil

Com o mundo urgindo pelo fim da escravidão e já sem nenhuma opção razoável, no fim do século XIX os legisladores brasileiros aprovam e a Princesa Isabel sanciona, em nome de seu pai, a Lei Áurea, abolindo a escravidão de vez no Brasil. Sobre o assunto, a princesa comentou:

A liberdade é essencial pra mim. Felicidade é essencial pra mim.

5. Jair M. Bolsonaro, em Brasília, em 2020

Jair Bolsonaro

Depois de protagonizar diversos episódios polêmicos, envolvendo racismo, machismo, homofobia e diversas acusações de corrupção, Jair estava cada vez mais nervoso sobre as denúncias, cada vez mais sérias. Quando interrogado sobre sua atitude evasiva e violenta ao responder os questionamentos da população, Bolsonaro se desculpou:

Quem tem a mente limitada evoluir leva mais tempo.

Cinco frases que marcaram a história do mundo

1. Paris de Troia, em Esparta, século XII a.C.

Helena de Troia

Apaixonado pela mulher mais linda do mundo, Paris não mede esforços para desposar Helena. Pouco antes de roubá-la de seu berço, Esparta, e de seu marido, Menelau, e de condenar seu povo a uma guerra devastadora contra a aliança grega, Paris diz a sua amante:

Tive pensando em me mudar sem te deixar pra trás, yeah. Resolvi pensar em nóis… Vou te levar daqui.

2. Jesus Cristo, na Judeia, no início do primeiro século

Jesus Cristo

Já um famoso teólogo, eventualmente Jesus de Nazaré elegeu alguns de seus companheiros mais próximos e os denominou apóstolos. Eles seriam seus seguidores mais fiéis, mandatários diretos do profeta. Prevendo problemas, Jesus teria dito a um de seus apóstolos, um tal de Judas:

Se você quer minha amizade, vai ter que provar pra mim quem é você de verdade, se vamos juntos até o fim… Porque eu não quero do meu lado alguém que não confia em mim.

3. Sir Isaac Newton, em Cambridge, em 1687

Isaac Newton

Depois de publicar seu Principia Mathematica, um dos livros mais básicos da sociedade ocidental, um dos fundadores de toda a ciência moderna, Newton encontrou alguma resistência. Afinal, não era fácil compreender as ideias do jovem gênio. Quando questionado por um colega do Trinity sobre a dificuldade técnica de sua obra, Sir Newton resumiu:

Não tão complicado demais, mas nem tão simples assim.

4. Jack Dawson, a bordo do RMS Titanic, em 1912

Jack Dawson

Jack Dawson foi passageiro da terceira classe na viagem debutante da RMS Titanic, enquanto Rose Bukater estava na primeira classe do mesmo navio. Por um acaso do destino, os dois se conheceram durante a viagem e se apaixonaram, protagonizando uma improvável estória de amor. Antes de sua primeira noite juntos, Jack teria dito a um amigo:

A galera grita quando eu mostro skateboard, o pai dela é milionário e não tá em casa hoje, sou skatista canibal, viciado em comer gente, minha parada é muito dela, ela não sai da minha mente.

5. Bernard Montgomery, na Normândia, em 1944

Bernard Montgomery

Em 06 de junho de 1944, o desembarque de tropas Aliadas na Normândia iniciou uma das operações mais famosas e decisivas da Segunda Guerra Mundial. Enquanto tomava de assalto as praias francesas e comandava a vitória dos Aliados sobre os alemães, Montgomery mandou o recado ao General Rundstedt, chefe das tropas germânicas:

Meu escritório é na praia, eu tô sempre na área, mas eu não sou da sua laia… Seu cuzão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑