Quem é melhor: Frejat ou Lobão?

Frejat e Lobão artistas que começaram a fazer sucesso no BRock 80 com suas bandas e acabaram ficando mais conhecidos (pelo menos pela minha geração) como artistas solo. Os dois são monstros e eu gosto muito dos dois. E, como diz o outro, música não é campeonato, então não faz muito sentido ficar discutindo quem é melhor e quem é pior. Ambos são grandes artistas e merecem o sucesso que conseguiram.

Dito isso, eu acho saudável fazer essa comparação, até mesmo para exaltar os accolades dos dois. E é uma pergunta que pode render conversas interessantes.

Dividi a discussão em seis itens arbitrariamente escolhidos: popularidade no Spotify atualmente, listas da Rolling Stone (melhores artistas, melhores álbuns e melhores músicas), impacto cultural e composições.

E aí, quem é melhor: Lobão ou Frejat? Vou deixar aqui a minha opinião, e espero a de vocês.

Popularidade no Spotify (solo)

Frejat leva de lavada neste quesito. Atualmente, Frejat tem quase 1,5MM de ouvintes mensais no Spotify, enquanto Lobão não chega a 400 mil.

Mas isso era esperado. Frejat é uma figura mais popular do que Lobão, até pelo temperamento irritadiço e pelas opiniões polêmicas que o Lobo expõe publicamente.

E porque Frejat é mais bonito, e ser bonito também influencia no seu sucesso musical (e profissional em geral, aliás).

Lobão
Só eu acho que ele lembra o Noel Rosa nesta foto?

Frejat ganha. Frejat 1 x 0 Lobão.

Melhores músicas brasileiras pela Rolling Stone Brasil

Na lista das 100 melhores músicas brasileiras de todos os tempos da Rolling Stone brasileira, Lobão aparece na posição 47 com seu clássico Me Chama, um de seus maiores sucessos.

Lobão escreveu a canção para sua namorada na época, Alice, que estava na Europa. O compositor conta que esperava uma ligação dela (na época pré-internet), ansioso, amargurado, angustiado, numa época em que ele, Lobão, havia acabado de perder a mãe e que ela, Alice, havia acabado de perder o pai.

A marca da canção é seu romantismo visceral, rasgado, gritado, esganiçado. Inclusive, várias regravações posteriores dessa canção incomodoram Lobão, pois alguns artistas tiraram esse peso gritado da canção, o qual, para Lobão, era essencial.

Já Frejat só aparece na lista na posição 83, com a música Ideologia. Além de aparecer em uma posição bem inferior, Frejat divide a autoria com Cazuza. E eu não sei como foi o processo de composição da canção, mas me parece razoável supor que Cazuza foi de grande importância na iconicidade da música, não apenas como compositor, mas como intérprete: a música tem muito a ver com sua luta contra o HIV.

Portanto, Lobão ganha aqui. Frejat 1 x 1 Lobão.

Melhores álbuns brasileiros pela Rolling Stone Brasil

Na lista dos 100 melhores discos de música brasileira de todos os tempos da Rolling Stone Brasil, novamente Lobão aparece primeiro, na posição 48, com o álbum As Aventuras da Blitz, uma das obras fundadoras do BRock 80.

Frejat não aparece na lista, nem solo nem com o Barão Vermelho, e Lobão tampouco aparece como artista solo.

Lobão ganha de novo aqui. Frejat 1 x 2 Lobão.

Melhores artistas brasileiros pela Rolling Stone Brasil

Finalmente, para terminar as listas da Rolling Stone, a lista de 100 melhores artistas brasileiros de todos os tempos.

Novamente, Lobão aparece na frente, sendo elencado na posição 67 da lista. Frejat nem aparece.

O Lobo Mau ataca de novo neste item. Frejat 1 x 3 Lobão.

Impacto cultural

Como já vimos, Frejat é bem mais ouvido hoje em dia do que Lobão, e fez muito sucesso com o Barão Vermelho na década de 1980. E é isso.

Lobão, por outro lado, teve um percurso muito mais instável e variável (e interessante, eu diria). Participou da Gang 90 e as Absurdettes, inclusive assinando Noite e Dia junto com Júlio Barroso, depois co-fundou a Blitz, deu nome à banda e participou de seu primeiro álbum, antes de partir para sua carreira “solo”, primeiro com os Ronaldos e depois realmente solo.

Frejat tem uma carreira respeitável, claro. Assina várias músicas junto com Cazuza, era o segundo homem do Barão Vermelho nos três primeiros discos e segurou muito bem a onda depois da saída do vocalista original, inclusive replicando o sucesso dos primeiros anos na década de 90.

Mas nós vamos falar das composições depois. Falando apenas de relevância musical, Lobão fica na frente. Não tem como ignorar um músico que participou da Gang 90, da Blitz e depois fez sucesso solo. Frejat talvez seja mais ouvido exatamente por ser mais chapa branca, mais padrão. Já Lobão é 100% rock’n’roll. E eu nem estou falando de música.

Lobão tem razão de novo. Frejat 1 x 4 Lobão.

Composições

Aqui, os dois artistas se destacam. Ambos escreveram dezenas de canções deliciosas e marcantes na história da música brasileira.

Em parceria com Cazuza, Frejat se destaca com Maior Abandonado, Bete Balanço, Pro Dia Nascer Feliz, Bilhetinho Azul, Eu Queria Ter Uma Bomba, Só As Mães São Felizes, Ideologia, Blues da Piedade, Malandragem (famosa na voz de Cássia Eller) e a maior de todas, Todo Amor Que Houver Nessa Vida. Na era pós-Cazuza, Frejat ainda compôs Segredos, Homem Não Chora, Amor Pra Recomeçar, Por Você e Puro Êxtase.

Lobão não fica para trás. Entre suas grandes composições temos Noite e Dia (com Júlio Barroso), Vida Louca Vida (achou que era do Cazuza, né?), Azul e Amarelo e Mal Nenhum (em parceria com Caju), A Queda, Rádio Blá, Canos Silenciosos, Corações Psicodélicos, Décadence Avec Élégance, Essa Noite Não, Vida Bandida, Vou Te Levar e sua obra prima, Me Chama.

Aqui, acho que é justo dar um empate. Ambos são bons demais. Os dois ganham. Frejat 2 x 5 Lobão.


Resultado final: Frejat 2 x 5 Lobão.

Frejat é mais conhecido pela minha geração e tem hits muito populares em sua carreira solo, como Homem Não Chora e Amor Pra Recomeçar. Sua levada mais pop é em parte responsável por isso, quando comparada com a pegada mais visceral de Lobão.

Outra coisa que faz Lobão ser mal visto pela galera é sua atitude rock’n’roll fora da música: ele critica, xinga, briga e reclama de tudo e de todos. Lobão chegou a criticar João Gilberto pela sua regravação de Me Chama

Imagine se um dos maiores músicos de todos os tempos do Brasil (provavelmente o maior, junto com Tom Jobim) regravasse uma música sua: o que você faria? Bem, Lobão disse que ele não entendeu a canção e que João Gilberto poderia ter ligado para ele para tirar sua dúvida. Dá para acreditar?

Para todos que têm preconceito contra Lobão por suas opiniões irascíveis que ganham a mídia, recomendo fortemente seu Acústico MTV. Para todos que querem um grande show de música, recomendo o álbum ao vivo do Frejat no Rock In Rio.

Dois monstros. Dois grandes artistas. Dois grandes amigos de Cazuza.

Duas pessoas fodas.

Um comentário em “Quem é melhor: Frejat ou Lobão?

Adicione o seu

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑