Microvelocidade e macropaciência

Gary Vee é um desses caras que, se você for cínico, você olha e fala “que babaca”, enquanto vira os olhos e ignora completamente qualquer coisa que ele disser. Seus discursos, textos, vídeos e fotos são todos cheios de motivação barata, dessa que as pessoas consomem em larga escala, mas dificilmente colocam em ação.

Mas por trás disso existe um cara muito bem sucedido, que propaga ideias muito úteis, realmente capazes de mudar nossa vida para melhor, como aquele papo de que nossas escolhas não importam tanto. E ele sabe muito bem quais são os limites desse jogo de motivação na internet e sabe muito bem quem ele é além disso.

Uma das coisas que Gary mais fala, que ressoa bastante em mim, é sobre o valor da paciência. Para Gary Vee, sua falta de paciência está destruindo você.

E isso é engraçado, porque Gary Vee é uma das poucas pessoas difíceis de entender na velocidade 2x. Ele fala rápido, se movimenta rápido e parece um hamster sob efeito de energéticos. Mas ele prega a paciência.

Como assim?

A resposta de Gary Vee é: macropaciência e microvelocidade.

Macropaciência é a sabedoria de que coisas grandes não nascem do dia para a noite. Se você quer fazer algo difícil, como construir uma empresa, ser referência na sua área de atuação ou ser um escritor de sucesso, você tem que focar no longo prazo, porque você não vai conseguir essas coisas rápido. Coisas significativas levam tempo.

Microvelocidade é saber que essas coisas difíceis não requerem só tempo: elas requerem trabalho, muito trabalho. Com consistência, durante anos. E em alta velocidade.

O recado é: fazer as coisas com rapidez, com diligência, com competência e com energia no dia-a-dia. Ser agressivo em seu comportamento. Isso significa: estudar mais horas, trabalhar com mais eficiência e dedicar mais atenção a cada tarefa. Mais horas, mais esforço, mais eficiência.

Esta é a microvelocidade.

Porém, não esperar resultados rápidos. Não importa o quanto você trabalhe, você não vai se tornar um ótimo médico em seis anos. A faculdade de medicina é só o começo. Para ser um grande médico, você precisa planejar para a vida inteira.

E esta é a macropaciência.

E não é apenas uma questão de saber que vai demorar. É também uma questão de fazer escolhas focando no longo prazo, mesmo que haja malefício em curto prazo. E, principalmente, não sacrificar o longo por benefícios no curto.

Eu não escrevo todos os dias para ser lido. Eu escrevo todos os dias porque, quando eu tiver 50 anos, eu estarei escrevendo muito bem. Pelo menos essa é minha aposta.

Minhas ambições literárias são grandes demais para que elas aconteçam agora. Se elas acontecerem, o que é extremamente improvável, elas acontecerão daqui várias décadas.

É assim que você deve investir, trabalhar e estudar: microvelocidade e macropaciência.

E é assim que qualquer coisa realmente grande acontece: com trabalho diligente e em longo prazo.

gary vee

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑