Meu diário de médico #2

Faz muito tempo que eu estava pensando em fazer algo assim. A ideia é contar um pouco sobre os pacientes que atendo no dia-a-dia, seu caso médico e seu caso não-médico. 

Espero que isto contribua para minha formação, porque é sempre bom refletir sobre a prática. Espero também que seja uma leitura quase-literária e quase-técnica para os colegas médicos e estudantes que me acompanham (que são a maioria dos que me acompanham). Para os guerreiros não-médicos que me acompanham, espero refinar minha prosa de modo que a torne proveitosa também para vocês.

Todo feedback é bem vindo.

Meu diário de médico #1

***

Uberlândia, 11 de dezembro de 2020.

Eu atendi esse paciente em janeiro deste ano, então eu não lembro os detalhes do caso.

Era um homem com cerca de 50-e-tantos ou 60-e-poucos anos, muito magro, mas com a barriga muito grande, acompanhado do filho. Tinha uma história de cirrose hepática de causa provavelmente alcoólica. 

No exame físico, eu não lembro de ver as evidências clássicas de cirrose, como ginecomastia, eritema palmar, cabeça de medusa e icterícia, tendo notado apenas algumas telangiectasias no tórax e a barriga muito grande e tensa, provavelmente resultado de uma ascite de grande monta: o volume abdominal era tão grande que o paciente já apresentava dificuldade ventilatória.

Nesse caso, foi indicada uma paracentese diagnóstica e terapêutica. Eu fiz o procedimento.

O paciente estava assim antes da paracentese:

uísque

Ops! Acesso restrito!

O final deste texto é de acesso restrito aos assinantes do blog.

Assinantes são leitores que acreditam no valor do blog e contribuem para seu crescimento doando uma pequena quantia por mês. Em contrapartida, eles têm acesso a nosso conteúdo mais inteligente, ácido e polêmico.

Se você gosta do blog, considere ser um assinante. É só clicar no botão colorido aqui embaixo.

Se quiser ler este texto (ou outro material restrito) e não puder assinar o blog, mande um e-mail para nicolasteixeiracabral@gmail.com dizendo seu nome e o texto que deseja ler, e eu vou enviar uma cópia para você. Sem questionamentos, sem segundas intenções, quantas vezes forem necessárias.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑