A rainha Elizabeth II e Margareth Tatcher foram amigas?

Dificilmente. Elizabeth II sempre prezou pelo status quo, enquanto Thatcher queria revolucionar o Reino Unido com as suas políticas neoliberais, querendo copiar o que Pinochet fez no Chile.

Thatcher tinha fama de ser inquieta e o rumor é de que ela não prestava atenção ao que a rainha falava, e não via a hora de acabar as audiências com Izabel. Thatcher acreditava que as audiências semanais com a monarca eram um desperdício de tempo com papo-furado.

Margaret Thatcher e Elizabeth II

Thatcher vinha de uma família humilde e acreditava que o trabalho duro era a solução para todos os problemas, enquanto a rainha nunca entendeu como o trabalho poderia engrandecer alguém. Thatcher acreditava que as pessoas deveriam “se virar” para crescer na vida, enquanto Elizabeth defendia que o governo britânico tinha que ajudar as pessoas em determinados assuntos.

Como a monarquia britânica é puramente decorativa e não exerce poder político algum, Elizabeth não tinha como mudar a forma de pensar de Thatcher. E nem queria. A neutralidade diante das disputas políticas foi a sua maior aliada durante todas as décadas em que ela esteve no trono. Mas é claro que a rainha ficou incomodada quando os trabalhadores do Reino Unido causaram uma onda protestos contra a dama de ferro.

Capa de disco da banda Iron Maiden demonstrando a insatisfação com o governo Thatcher

No final das contas, a rainha também deve ter ficado aliviada com o ataque dos argentinos às Malvinas, já que isso distraiu o povo britânico de seus próprios problemas e fez com que as pessoas se unissem contra o “inimigo externo” ao invés de brigar internamente.

Então, apesar de a rainha ter possivelmente se alegrado no início com a ideia de uma primeira-ministra mulher, as relações rapidamente azedaram, por Thatcher achar a família real pedante, esnobe, preguiçosa e inútil de certa forma, enquanto a rainha achava Thatcher uma mulher fria, tediosa, sem emoções e obstinada.

***

Publicado originalmente aqui.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑