LSD e Mineralwasser ohne Kohlensäure

Todo mundo tem uma criança problemática. Quer dizer, não todo mundo, mas certamente o mundo está cheio delas. Albert Hofmann deu origem a uma “criança problemática”, em suas próprias palavras, chamada LSD — que ironicamente deu origem a vários adolescentes e jovens adultos “problemáticos”.

O LSD é tão versátil no nome quanto o é em seus efeitos e aplicações. Ao mesmo tempo, é doce e é ácido, como um sorvete de limão. Só que você fica chapado. É tipo um sorvete de caipirinha.

Só que o ácido do LSD não tem muito a ver com gosto, e sim com química. O LSD é, de fato, um ácido, e é daí que vem seu nome: LSD, iniciais de dietilamida do ácido lisérgico. Não em português, claro, nem em inglês, mas em alemão: Lysergsäurediethylamid, com letra maiúscula porque é um substantivo. 

Os alemães são engraçados. Não foram eles que inventaram o LSD, pois Albert Hofmann era suíço e trabalhava na Suíça quando descobriu o composto (não é por acaso que Paulo Coelho tem residência lá, né?), mas eles ainda são engraçados. Na Alemanha, se você for a um restaurante e pedir uma água mineral (Mineralwasser), você não recebe uma água “normal”, mas uma água com gás — que eles consideram aparentemente ser a água “normal”.

Para pedir água-água, você tem que pedir uma Mineralwasser ohne Kohlensäure (ou um… os gêneros alemães são complicados). São 28 letras, com um número extremamente alto de consoantes para um brasileiro médio, para pedir uma simples água. Sem gás, como deveria ser. 

E repare você nesse substantivo (é um substantivo, pois está com letra maiúscula): Kohlensäure. Säure, assim como em Lysergsäure, que quer dizer… ácido lisérgico.

Ou seja, na Alemanha você não pede uma água sem gás. Você pede uma água sem ácido. Ácido carbônico, para ser mais preciso. Você precisa expressamente pedir para que o garçom alemão não lhe sirva um líquido que vai corroer seu esôfago. Engraçado, né?

Nos Estados Unidos, como era de se esperar, os garçons são menos agressivos. Pedir água em um restaurante estadunidense é até divertido. Você pode pedir água parada (eles não têm dengue, é uma doença tropical), isto é, still, se você for chato. Ou você pode pedir água dançante (sparkling), que é meu tipo preferido de água. Desde que seja sem ácido.

E você? Se você estiver em uma festa, um festival universitário ou uma rave, e alguém lhe oferecer água… você prefere com ou sem ácido?

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑