Eu ouvi essa estória recentemente no documentário sobre o Tom Brady que saiu no Star+. O texto original, até onde pude averiguar, seria de Allan Watts, um palestrante inglês conhecido por adaptar provérbios orientais para audiências ocidentais.
***
Era uma vez um fazendeiro humilde, que tinha um cavalo que fugiu. Os seus vizinhos e amigos se condoeram e foram consolar o fazendeiro: “Que pena que seu cavalo fugiu, isso é bem triste”. O fazendeiro respondeu: “Talvez”.
No outro dia, o cavalo fujão retornou, e com ele vieram mais sete cavalos selvagens que se estabeleceram na fazenda. Os amigos da vila logo vieram comemorar: “Olha só! Agora você tem oito cavalos. Isso é maravilhoso”. O fazendeiro respondeu: “Talvez”.
Enquanto amansava um dos cavalos, o filho do fazendeiro caiu e na queda fraturou a perna. Seus vizinhos vieram e disseram: “É realmente uma pena o que aconteceu. Você deve estar se sentindo mal, porque iso é realmente ruim”. O lacônico fazendeiro respondeu: “Talvez”.
Dali a algumas semanas, a província deles entra em uma guerra e os oficiais da metrópole vão à vila para recrutar jovens soldados, mas o filho do fazendeiro é dispensado, porque estava com a perna quebrada. Os vizinhos disseram: “Isso é uma benção, você teve muita sorte”. O fazendeiro respondeu: “Talvez”.
***
A complexidade da vida humana faz ser muito difícil prever as consequências não imediatas de qualquer evento. Talvez você morra num acidente de carro a caminho da faculdade dos seus sonhos. Talvez você seja colega de trabalho do amor da sua vida no emprego mais detestável que poderia ter.

O que você acha?