De onde vem o nome “Uberlândia”?

Über, em alemão, é uma preposição que pode significar “sobre”, “através de” e “por meio de”, entre outros, dependendo do contexto. Também pode ser um advérbio similar à nossa expressão “mais de”.

Ich kaufe über das Internet. (=Compro pela [por meio da] internet).

Brücke über unruhigem Wasser. (=Ponte sobre águas turbulentas).

Das Haus kostet über einhunderttausend Euro. (=A casa custa mais de cem mil euros).

Essa partícula já foi muito famosa por seu uso como prefixo por Nietzsche na doutrina do Super-homem; em alemão, Übermensch. De fato, über é uma parente distante da partícula grega hupér (hiper-) e da latina super, ambas amplamente presentes na língua portuguesa.

Foi daí, do Übermensch de Nietzsche, que no final da década passada surgiu o nome UberCab, dado a um aplicativo e a uma empresa que desde então tem revolucionado os serviços de transporte pessoal no mundo inteiro. Assim como o Super-homem de Nietzsche, a UberCab seria a evolução do táxi (em inglês, cab), o táxi-além-do-táxi-comum, o SuperTáxi.

Em um futuro distante, quando as empresas de tecnologia forem mais influentes que nações inteiras, as pessoas acharão que o nome de minha cidade, Uberlândia, veio da empresa que popularizaria os carros elétricos autodirigíveis em meados do século XXI. Uber-, de Uber, a antiga UberCab, que ficou tão melhor que os táxis comuns que tirou o Cab do nome, mais -lândia, de land, partícula comum a várias línguas germânicas. Uberlândia, a “cidade do Uber”.

É claro, porém, que essa não é a origem real do nome.

***

A sabedoria popular diz que “Uberlândia” significa “terra fértil”. Eu achava que o nome realmente vinha de duas partículas germânicas, uber e land, formando “Uberlândia”, ou seja, “superterra”. Uma superterra, claro, seria uma terra muito fértil, daí essa tradução adaptada “terra fértil”.

Só depois eu fui saber que o uber de “Uberlândia” não teria vindo das línguas germânicas, mas do latim mesmo. Uber seria “úbere”, que passou para o português como “teta”.

Brincadeira.

Uber teria vindo do latim uber, que significaria “úbere”, o volumoso órgão leiteiro da vaca, que seria usado figurativamente para indicar fertilidade. Da junção do uber latino com land germânico teríamos Uberlândia, ou seja,”terra fértil”.

Bastante convincente. Porém, tampouco essa é a origem do nome de minha cidade.

***

Uberlândia já teve várias alcunhas ao longo de seu século-e-pouco de existência. O último antes de Uberlândia, que vigeu do final do século XVIIII IXX XVIV dezenove até o início do século XX, foi Uberabinha.

Uberabinha é o diminutivo de Uberaba, uma cidade a cerca de cem quilômetros de Uberlândia, hoje reduto de festas universitárias grandes como o CIA e o LIU e reduto de latifundiários poderosos, mas outrora uma potência regional entre os rios Paranaíba e Grande, conhecida como Triângulo Mineiro, além de reduto de latifundiários poderosos.

Pelo acaso da vida e com as repercussões da Estrada de Ferro Mogiana, Uberabinha, que no passado havia sido um mero distrito de Uberaba, passou a se desenvolver economicamente de forma vertiginosa, crescendo além da própria mãe. Assim, em 1929, a grande Uberabinha decidiu que não deveria ter um nome que a colocasse à sombra de Uberaba e acolheu a sugestão de João de Deus Faria, Uberlândia, como novo nome da cidade.

E daí, reza a lenda, e nós vamos encontrar isso até nos sites oficiais da Prefeitura de Uberlândia, que Uberlândia significa “terra fértil” e que uber veio do latim e significa “fértil”. Mas é claro que isso não se sustenta. O nome de Uberlândia não surgiu de uma combinação inocente de partículas latinas e germânicas que por acaso soou parecido com Uberaba. Se fosse para escolher um nome nada-a-ver, teriam escolhido a sugestão alternativa, Maravilha.

A verdade é que de alguma forma ainda existia a identidade do povo da cidade com o nome Uberabinha, que, aliás, é o nome do principal rio que corta a cidade até hoje. E “Uberlândia” foi bem aceito porque ao mesmo tempo emancipava o município promissor dos braços da caduca Uberaba e mantinha um sentido histórico e geográfico para o nome.

19.04.07. De onde vem o nome Uberlândia
O Rio Uberabinha. “Uber” é “fértil” e “abinha” vem de “goiabinha”. Goiabinha fértil.

Tudo bem, a versão oficial é essa, e realmente “uber” em latim pode significar “fértil”. Mas se o objetivo tivesse sido realmente chamar o lugar de terra fértil, teria sido muito mais coerente escolher o nome “Fertilândia”, juntando o latino fertilis com o germânico land, ou, ainda melhor, utilizar outra partícula germânica para juntar com land, formando “Fructilândia”.

É a mesma coisa de se abrir um bar em Uberlândia, conhecida também como “Udi”, e colocar o nome “Udibar”. Udi, pode se argumentar, vem do latim uvidus que pode figurativamente significar “bêbado”. Olha que legal, o “bar dos bêbados”, ótimo nome, muito inteligente.

Mas é claro que isso é só uma coincidência (pouco) interessante. Eu não abriria um bar chamado Udibar em Ribeirão Preto. Na verdade eu não abriria um bar e, se abrisse, não chamaria de Udibar nem se fosse em Uberlândia, mas é razoável supor que, se alguém colocasse esse nome em um bar nessa cidade, a origem do nome teria sido a contração do nome da própria cidade, naturalmente.

Da mesma forma, é razoável supor que João de Deus e seus camaradas escolheram o nome “Uberlândia” em parte porque ele conservava a história da cidade. Por coincidência e por motivos vaidosos, criaram a narrativa sobre a origem latina do nome.

***

Então, se “Uberlândia” não vem do latim uber, vem de onde?

Como já deu para perceber, o uber veio de “Uberaba”. E “Uberaba” veio de uma família linguística indígena, o tupi.

“Uberaba” vem de ‘yberaba, que significa “água brilhante”. Logo, o significado etimológico mais razoável para “Uberlândia” seria “terra da água brilhante”. Mas é claro que “Uberlândia” não quer dizer isso e essa não é a “tradução” do nome. Apenas sua origem etimológica real, além da narrativa elitista da “terra fértil”.

Uberlândia, a cidade da água brilhante.

Anúncios

2 comentários em “De onde vem o nome “Uberlândia”?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑